About this blog

Adoro trocar idéias, bora papear???


sábado, 25 de junho de 2011

Cronologia Capilar

Olá minhas lindas amigas, como estão?  Feriado bom para passear e descansar também neh. 
Hoje vou postar  aqui uma dica para deixar seus cabelos brilhantes, sedosos, mais lindos e cheios de vida, trata-se da cronologia capilar, dica que a Jac, uma amiga blogueira postou no blog dela e que comecei a fazer e estou amando, posso dizer que meu cabelo já é outro e com isso quero compartilhar com vocês, segue abaixo o texto por ela publicado em seu blog e para quem quiser mais detalhes, pode visitar o blog dela: http://jacsimplesassim.blogspot.com/search/label/cabelo lá vocês vão encontrar várias dicas e também videos mostrando passo a passo sobre esta matéria e muitas outras super interessantes, a Jac com certeza vai amar a visita de vocês.
Voces podem usar outros produtos, nao precisa ser os da foto, eu mesma uso produtos de minha preferência.
Espero que gostem.


CRONOLOGIA CAPILAR - EXPLICAÇÃO e HIDRATAÇÃO

 
Mais importante do que ter bons produtos para os cabelos é saber respeitar a necessidade dos nossos fios, para isso devemos ter algo muito importante em mente quando se trata de tratamento capilar: disciplina. Um cabelo saúdável é um cabelo hidratado, nutrido e reconstruído, mas não podemos fazer isso em um dia apenas, daí que entra o Cronograma Capilar.

O tratamento é feito em três fases: Hidratação (Reposição Hídrica); Nutrição (Reposição Lipídica), e Reconstrução
(Reposição Protéica). O tratamento tem que ser feito nesta ordem, NUNCA SE COLOCA PROTEÍNA NUM CABELO DESIDRATADO OU RESSECADO, primeiro você tem que hidratar com cremes de hidratação simples e de formulação aquosa, e depois cremes ricos em lipídios, ou seja óleos e manteigas, de consistência cremosa e oleosa e depois cremes reconstrutores, de consistência mais firme.

Pra quem é indicado? Para cabelos que passaram por processo químico, cabelos ressecados, porosos, quebradiços, detonados,  esfarrapados ou simplesmente você que quer apenas dá um up..

Tipos de Máscaras: Hidratante: Hidratar consiste em repor a água perdida pelo fio. Retêm a humidade sobre a citícula, melhorando sua maleabilidade e flexibilidade. Vitamina A (panthenol), Aloe Vera, pró Vitamina B5

Nutrição:
Nutrir consiste em repor os nutrientes perdidos pelo fio. Promovem uma reposição lipídica do fio. Você pode também usar uma máscara comum e promover uma UMECTAÇÃO. Proteinas hidrolisadas, como proteinas do Leite,Trigo, seda,aveia etc.., Ceramidas, óleo de coco, semente de uva, girassol, baleia, manteiga de karité, cacau, cupuaçu, murumuru

Reestruturante:
Reestruturação é um procedimento que restaura a fibra capilar, devolvendo os sais minerais, as proteínas e as vitaminas que se perderam devido a processos químicos ou fatores climáticos.Ela tem um poder maior do que outros de penetração no fio de cabelo. queratina(Seus aminoácicos, Cisteina, serina , prolina, argilina), proteínas hidrolisadas

Reconstrução: Reconstruir consiste em repor os componentes estruturais perdidos pelo fio. Queratina(Seus aminoácicos, Cisteina, serina , prolina, argilina), Colágeno
Ordem:
Não há uma ordem extremamente correta; na verdade há 2 tipos de cronograma há ser feito, escolha o seu e seja feliz.
Consiste em duas formas:

PRIMEIRA FORMA:
Primeira Semana: hidratar / hidratar / nutrir;
Segunda Semana: hidratar / hidratar / nutrir;
Terceira Semana: hidratar / hidratar / reconstruir.

Após a terceira semana, o ciclo recomeça.
3 x na semana, ou seja: segunda, quarta e sábado ,por exemplo.

SEGUNDA FORMA:
Hidratar - pausa 48 hrs (o ideal é q se pause 72 hrs, ou seja, 3 dias sem lavar o cabelo, pode molhar, pode amarrar, pode botar atrás da orelha,pode fazer chapinha, pode banhar de piscina, pode só molhar pra refrescar - calooooor duziferno, só não pode L-A-V-A-R.;
Nutrir - pausa 48 hrs;
Recontruir - pausa 48 hrs.

Se você pausar 48, dará um total de 7 dias: Hidrata na segunda feira, nutre na quinta, reconstrói no domingo.
Se você pausar 72, dará um total de 9 dias: Hidrata na segunda, nutre na sexta, reconstrói na terça. 

HIDRATAÇÃO

Usa-se nessa etapa as linhas mais simples, facilmente encontradas em supermercados/farmácias. Produtos usados nessa etapa: Shampoo, Máscara/Ampola, Condicionador, leva in(opcional).

Busque tudo o que seja realmente hidratante, do shampoo ao leva in. Hidrate os cabelos conforme o tempo indicado no produto, evite passar silicones no cabelo todo, para não sufocar o fio, utilize cremes sem enxágüe bem levinhos, se puder evite o uso do secador.

Não use elásticos no cabelo, para não induzir a quebra dos fios. Isso é muito importante.(cabelos quebradiços); para quem se incomoda muito com o cabelo solto, use uma presilha estilo “piranha” bem folgada.
Não faça o uso de secador e chapinha ou quimica. Seu cabelo está de “repouso”, então o segredo é focar nos cuidados essenciais. (corte químico)

Você com certeza, tem sua linha favorita, mas aqui estão alguns exemplos de marcas boas, baratas e fáceis de encontrar:* PRODUTOS / MARCAS: *Capicilin, Careliss, L'oreal, Pantene, Dove, Nazca, Novex, Garnie, etc.
Hidratação Maizena, hidratação Deleite.
Bepantol(junto com as máscaras)

Produtos utilizados:
- Shampoo, condicionador e creme hidratante da Elseve Solar
- Mistura já preparada de leite integral com açúcar.
- Não uso o shampoo direto no cabelo, sempre dissolvo em água e depois repito a operação. Passo o condicionador depois do shampoo para desembaraçar um pouco os fios. Em seguida venho com a máscara de hidratação e deixo 15 min com papel filme.



Bom minhas amigas é isso, mãos à obra, bora todo mundo ficar linda já e não esqueçam de fazer uma visitinha lá para a Jac, a responsável por esta dica.
http://jacsimplesassim.blogspot.com/
Bjs
Patty

3 comentários:

Jacqueline disse...

OI linda fiquei feliz por ter gostado da minha dica, ela é maravilhosa vale a pena!!

http://jacsimplesassim.blogspot.com/

Renata disse...

Oi Patty!
Passei para agradecer a visitinha lá no blog.
Menina, boas as dicas sobre os cuidados com os cabelos, mas quanta coisa , não? O meu anda precisando de um bom corte!
Beijos, Renata
palpitandoemtuddo

Anônimo disse...

Gosti!
Pena que não posso usar ainda....nem cabelo eu tenho...kkkk
bj
Tete

Postar um comentário